Tecnologia - 07/12/2020 - 09:08:37
Novo portal do TJAL facilita navegação e acesso a informações e serviços
Presidente Tutmés Airan destaca leveza e segurança do projeto, resultado de parceria entre as diretorias de Tecnologia e Comunicação

Novo portal facilita acesso aos principais serviços ofertados pelo Judiciário de Alagoas Novo portal facilita acesso aos principais serviços ofertados pelo Judiciário de Alagoas
- Nova versão do portal do TJAL facilita navegação e acesso a informações e serviços

O site do Poder Judiciário de Alagoas muda de visual nesta terça-feira (8) com a proposta de facilitar ainda mais o acesso dos usuários aos diversos serviços administrativos e jurídicos já ofertados pela instituição. Os conteúdos estão em quatro links principais: institucional, serviços, legislação e imprensa.  

Os menus trazem todos os links de acesso aos serviços, mas o usuário pode simplificar sua busca clicando em mapa do site e digitando, na ferramenta de busca dentro do mapa, o serviço pretendido ou a informação desejada. Um clique depois e o usuário já estará diante da informação jurídica ou administrativa de que precisa. 

O projeto é resultado de parceria entre servidores das Diretorias de Comunicação (Dicom) e de Tecnologia da Informação (Diati). 'A Comunicação trouxe leveza e modernidade ao visual. A Tecnologia, por sua vez, cuidou da estrutura técnica que proporciona acesso seguro às informações', observa o presidente Tutmés Airan. 

O novo portal é capaz de traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando computadores, celulares e plataformas web acessíveis para pessoas surdas. Para o desembargador Tutmés, um projeto desta magnitude não poderia deixar de ser inclusivo.

Megamenu facilita acesso de usuários a todos os serviços ofertados pelo Judiciário de Alagoas


      Para facilitar o trabalho da comunidade jurídica, o acesso ao Diário da Justiça Eletrônico (DJE), a Certidões de 1º grau, à Consulta processual, ao Procolo Administrativo, às Resoluções, aos Atos e Custas WEB está mais fácil e mais visível também, nos Serviços em Destaque, no canto superior direito do portal.

'O foco em serviços digitais pelo Poder Público, que já era importante, foi ainda mais potencializado pela pandemia e nisso o TJAL é um dos mais avançados do Brasil, uma vez que possui seu acervo de processos judiciais administrativos tramitando quase que integralmente em formato digital", afirma o diretor de Tecnologia da Informação do TJAL.

Visibilidade para projetos sociais

O acesso às informações sobre regularização fundiária, adoção tardia, combate à violência contra a mulher, direitos humanos, precatórios e conciliação – projetos de cunho social encabeçados pela Presidência -  também ganham mais destaque na nova versão do portal do Judiciário de Alagoas.

  'São projetos de amplo alcance social e considerados estratégicos pela atual gestão. A Diretoria de Comunicação contribui propondo ações estratégicas, produzindo e disseminando conteúdo informativo aos veículos de comunicação', explica Maikel Marques, diretor de Comunicação do TJAL.  

Os usuários também poderão pesquisar conteúdo informativo por categorias, clicando no link imprensa e redes sociais, que também viabiliza acesso a notícias, áudios, vídeos e às redes sociais nas quais o Tribunal de Justiça de Alagoas tem conta oficial.

Navegação mais confortável

A estrutura do portal foi construída pelos  desenvolvedores web José Alisson, Rômulo Ribeiro e Fábio Maranhão, da Diretoria de Tecnologia da Informação (Diati) do Poder Judiciário de Alagoas.

'Buscamos proporcionar uma navegação mais confortável, mais funcional, à medida em que aperfeiçoamos a hierarquização do conteúdo informativo e de serviços, adicionando ainda filtros como busca no mapa do site, navegação por categorias, pesquisa de notícias na página principal, melhorando a experiência do usuário', afirmou Fábio Maranhão.

Para a publicitária Clara Fernandes, que assina a concepção visual do projeto, o novo layout permite ao  usuário  'uma melhor utilização da área disponível, facilidade na gestão das atividades, diminuição de problemas ergonômicos e flexibilidade para mudanças', reforçou a profissional, do Núcleo de Mídia Digital da Dicom. 

Maikel Marques - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.