Adoções Possíveis - 20/05/2021 - 14:44:43
Militar relata experiência com adoção de criança especial
Taís Pereira é mãe da pequena Heloísa, que tem paralisia cerebral; 'Ela é especial pela condição e especial porque é minha filha', conta

Taís e a pequena Heloísa: amor mais do que especial. Taís e a pequena Heloísa: amor mais do que especial.
- Especial Dia da Adoção: Conheça a história de Taís Pereira, mãe solo

A militar Taís Pereira, ainda na adolescência, alimentava o sonho de adotar uma criança. Com o tempo, ela foi amadurecendo a ideia, buscando se preparar, até que, já adulta, resolveu levar o sonho adiante. Hoje, ela é mãe da pequena Heloísa, de dois anos. 

A criança tem microcefalia, paralisia cerebral e faz uso de sonda gástrica. O amor de Taís por Eloísa, no entanto, é maior do que qualquer dificuldade. "Ela é especial pela condição e especial porque é minha filha", contou a militar, em entrevista ao Podcast do TJAL.

Para Taís, as pessoas que querem adotar precisam fazer uma autoanálise para ver se realmente estão prontas. A militar afirma ainda ser importante desconstruir a imagem idealizada e de perfeição que muitos têm em relação às crianças. "Que as pessoas busquem desconstruir esse amor condicionado, essa ideia de que não é possível amar o outro que não está naquele molde pré-estabelecido".

E completou: "O que há, de fato, são pessoas reais, com seus medos, histórias, deficiências e limitações".

Taís decidiu seguir o caminho de outras mulheres e ser "mãe solo". "Temos milhões de mães que cumprem essa missão e não é fácil. A experiência tem sido fantástica, mas não é possível se não houver uma rede de apoio", afirmou.

Adoção, para Taís, representa o exercício do amor. "Uma vez que a gente é mãe, não difere o amor de um filho, tenha ele sido adotado ou vindo de outra maneira".

Encontro Estadual de Adoção

Na próxima terça (25), a partir das 9h, a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAL promove o 10º Encontro Estadual de Adoção. O evento será transmitido pela plataforma Google Meet.

Serão debatidos diversos aspectos da adoção e da proteção às crianças e adolescentes em Alagoas, especialmente durante o período de pandemia. Confira aqui a programação.

Adoções Possíveis

Em 2019, o Judiciário de Alagoas lançou a campanha "Adoções Possíveis", para incentivar a adoção tardia no estado. Em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAL, a Diretoria de Comunicação (Dicom) produziu vídeos de adolescentes que estão em unidades de acolhimento e desejam ter uma família. Veja aqui os depoimentos.

Diego Silveira, com informações de Mara Almeida - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br

Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.