Adoções Possíveis - 09/07/2021 - 13:44:54
Grupo de Apoio à Adoção promove encontro virtual nesta terça-feira (13)
Reunião será realizada por meio do Google Meet, sendo gratuita e aberta ao público interessado no tema

- Grupo de Apoio à Adoção promove mais um encontro virtual na próxima terça (13)

O Grupo de Apoio à Adoção de Alagoas (GAAAL) realiza, nesta terça-feira (13), às 19h, mais um encontro mensal com pretendentes, pais adotivos, pessoas que foram adotadas e profissionais que trabalham na área. A reunião ocorrerá através da plataforma Google Meet e abordará o tema “O que fazer enquanto espera?”.

O encontro é aberto ao público, sem a necessidade de realizar inscrição prévia, e ocorrerá de forma virtual pelo segundo mês consecutivo. Os palestrantes convidados são Flávia Padilha, idealizadora do PH Sistêmico, Marina Lopes, mãe de três filhos por adoção, Vera Ximenes, mãe de três filhos, sendo dois por adoção, além de dois pretendentes habilitados para adoção monoparental, Peterson William e Nadja Pinheiro.

De acordo com Fátima Malta, psicóloga da 28ª Vara da Capital, o encontro contará com o depoimento dos participantes que irão interagir em um bate-papo. A servidora ressaltou a importância de trabalhar a constelação sistêmica com os participantes.

“A constelação é um trabalho voluntário do grupo PH Sistêmico e tem a finalidade, entre tantas outras, de trazer o autoconhecimento dos pretendentes, como também fazer sensibilização, oferecendo para o GAAAL um atendimento individual e presencial, como também por via remota, gratuitamente, aos nossos postulantes e pais adotivos”, disse. 

Para Jhenyff Limeira, pretendente à adoção e voluntária do grupo, o projeto é importante para a capacitação dos futuros pais. “Devido a necessidade de refletir com relação às nossas questões emocionais e o impacto que elas possuem na nossa família. Além do preparo para o acolhimento as histórias dos nossos filhos”, contou. 

Jhenyff destacou também que as reuniões em grupo são fundamentais para estabelecer uma rede de apoio. “Espero que os vínculos sejam fortalecidos. A espera pode ser solitária, dolorosa e longa, mas também pode ser leve, breve e com uma rede de apoio incrível. Não sabemos muito sobre o outro, e caso alguém não tenha apoio na família extensa, ou com amigos, que elas possam encontrar no GAAAL”, relatou. 

Ela ainda conta que os encontros colaboram por meio do compartilhamento de experiências. “Somos humanos e por mais que estejamos estudando, às vezes bate uma angústia, incerteza. Somos pais de braços vazios, e nossos filhos estão em algum lugar clamando por nosso encontro”, explicou Jhenyff.  

Como participar?

Para participar do encontro é necessário acessar o link https://meet.google.com/dkv-bpjq-vva no horário da reunião. Mais informações podem ser encontradas na página do Instagram do grupo @gaaal.adocao.

João Teixeira - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook e acompanhe nossas atividades pelo Twitter. Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.